Have an account?

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Licitação dos transportes públicos de Maceió - Capítulo II

Em julho de 2009, o juiz Antônio Dória estabeleceu um prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Maceió realizasse a licitação dos transportes públicos.



Hoje (29/04/2010), foi noticiado pela TV Pajuçara que a Justiça estabeleceu um novo prazo (13 de setembro de 2010) para a licitação, entendendo que o processo não é tão simples quanto a simples abertura de concorrência pública para a exploração do serviço de transporte público da cidade. Seria apenas trocar seis por meia dúzia.



A promotora Fernanda Moreira explica que o prazo foi adiado por entender que a cidade deve ser pensada como um todo, levando em consideração a integração do sistema e a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. Segundo a promotora, será necessária a realização de um Plano Diretor de Transportes Urbanos - PDTU, onde todas essas questões técnicas serão analisadas.

Torcemos para que a realização do plano não seja adiada mais uma vez. Também torcemos para que a promotora não perca mais funcionários que cheguem atrasados ao trabalho. Torcemos ainda para que a própria promotora possa, um dia, quem sabe, abandonar seu automóvel e utilizar o transporte público de nossa cidade.

Afinal, o transporte público, assim como a saúde pública, a educação pública e todos os serviços públicos devem atender a toda a população, e não apenas àqueles que não podem pagar por esses serviços de forma privada.