Have an account?

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Dia Mundial Sem Carro de 2010


Demoramos para escrever, mas achamos que não poderíamos deixar passar em branco o registro de tudo o que foi feito em Maceió durante a Semana do Dia Mundial Sem Carro - DMSC de 2010.

Talvez, o DMSC em si não tenha tido a mesma repercussão que a edição de 2009, provavelmente devido à simultaneidade de ações em pontos diferentes da cidade. Porém, diferente do ano passado, quando as ações se concentraram em apenas um dia, neste ano, tivemos uma programação intensa e diversificada por toda a semana.

Abrindo a semana, o Sesc fez a grande gentileza de incluir, em sua programação semanal de cinema, o documentário Sociedade do Automóvel. Além do Sesc, Ufal e Cesmac também realizaram exibições.


Ainda na segunda-feira, à noite, teve início o 1º Encontro Alagoano da Bicicleta, que se estendeu por toda a semana. O evento foi organizado pela Associação Alagoana de Ciclismo – AAC e contou com ótimas palestras referentes ao tema.



A quarta-feira, 22 de setembro, propriamente o DMSC, foi o dia mais movimentado. Às 6h da manhã, a turma da Bicicletada de Maceió se reuniu em frente ao CEAGB e ali estendeu faixas e entregou panfletos para que, aqueles que por ali passavam, tomassem conhecimento desta data tão importante que estava sendo comemorada em todo o mundo.

Foi possível perceber que crianças entre 8 e 11 anos já percebem a situação caótica que se encontra o trânsito da cidade onde vivem. Também foi bom ver o entusiasmo das crianças com nossas bicicletas. Muitas se interessaram em saber o preço e saíram dizendo que iriam pedir aos pais.



Infelizmente, em poucos anos, influenciadas pelas propagandas, o sonho delas deixará de ser uma simples bicicleta e passará a ser o carro. Mas o que pudemos perceber nesse 22 de setembro, lidando com seres com tão pouco tempo de vida, é que até a mais pura e inocente criança tem senso crítico e consegue reconhecer um problema grave como a mobilidade urbana em Maceió.

Talvez isto nos faça repensar as ações da Bicicletada, quase sempre direcionadas a pessoas que dirigem (e que dirigiram por toda a vida). Mudar os hábitos de alguém que já está escravo do carro há duas ou três décadas é muito mais difícil do que mostrar uma possibilidade de cidade diferente para alguém que ainda tem a mente aberta para construir o futuro.




Como bem coloca o urbanista francês Marcel Roncayolo:

o patrimônio é menos o que recebemos e mais o que deixamos.



Paralelamente à ação realizada pela Bicicletada em frente ao CEAGB, a AAC realizou um passeio matinal pela orla marítima da cidade, tendo como ponto de partida o Posto 7, na Jatiuca, seguindo até a Praça dos Martírios. Foi cogitada a participação de políticos (candidatos ao pleito eleitoral) no passeio, o que poderia transformá-lo num comício. Até a participação do prefeito, como já acontece em outras capitais, estava prevista, mas ele desmarcou na véspera.

Apesar da ausência do poder público nas atividades do DMSC, a mídia televisiva já sabe a importância que a data tem e ajudou na divulgação das ações realizadas na cidade, sendo uma grande porta-voz dos ideais e objetivos do movimento. Tanto as ações da Bicicletada, como as ações da AAC, tiveram uma ampla cobertura da imprensa. Veja aqui.

Ao final da manhã, os ciclistas presentes no CEAGB percorreram a Av. Fernandes Lima, uma das vias mais congestionadas da cidade. Os ciclistas ocuparam a faixa central da via, deixando a faixa da direita livre para o transporte coletivo e a da esquerda para o transporte individual. Apesar de poucos foi possível se impor aos veículos motorizados e talvez justamente por haver apenas 7 ciclistas, esse passeio foi marcante!


A decisão de ocupar a faixa do meio é uma forma de não atrapalhar o transporte coletivo (que tem horários e rotas a cumprir) e cobrar dos motoristas um maior respeito aos ciclistas no trânsito, propondo, de maneira forçada, um compartilhamento da via.



À noite, cerca de 80 ciclistas saíram da Ponta Verde em direção ao Centro, no tradicional passeio ciclístico em comemoração ao DMSC. A noite foi tranquila e divertida para quem esteve presente.



Para fechar a semana, na sexta-feira, às 18h, foi realizada a 28ª edição da Bicicletada de Maceió. Os participantes realizaram panfletagem com os motoristas que desfrutavam do tradicional congestionamento desse horário. A panfletagem foi interrompida por uma chuva que insistia em molhar e estragar os panfletos. De lá, a turma seguiu para um happy-hour na casa de uma participante.


Leia mais:

01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06

Cuidado para não se deixar seduzir pelas imensas propagandas de carro nos jornais...