Have an account?

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Reunião define novas ações para o VLT


CBTU confirma a chegada da primeira unidade do veículo ainda este mês

Representantes da Prefeitura de Maceió e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) se reuniram, na manhã desta segunda-feira (08), para definir as próximas ações da obra de implantação do Veículo Leve sobre trilhos, o VLT. O superitendente da CBTU, José Denilson, justificou que a obra está parada por conta de ajustes necessários e que só aparecem com o andamento do projeto.

“Vamos continuar a obra na proporção e a primeira etapa deve estar pronta até o início de 2011. Estamos analisando junto à prefeitura, quanto será necessária a desocupação do espaço por parte dos feirantes. Com a finalização de primeira etapa, podemos dizer que 1/3 do projeto está pronto”, disse.

Quanto à chegada da primeira unidade do VLT, o superintendente afirmou que a empresa fabricante confirmou para o final deste mês. “Serão oito unidades até o final do projeto. Estamos ansiosos para a chegada da unidade. É mais um avanço”, emendou.

José Denilson afirmou que Maceió não tem estrutura para receber o VLT sem uma adpatação prévia do espaço. “Será necessário pelo menos 15 metros de distância em trechos da linha férrea. Faremos muro de contenção para garantir a segurança dos passageiros e do veículo”, disse.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Daniel Eugênio, uma ação conjunta das secretarias em parceria com a CBTU deve ajustar o que ainda está pendente com relação à obra. “Temos ainda a questão social dentro do projeto. A retirada dos feirantes do local não é tarefa fácil. A feira está no espaço há muito tempo. É necessário alocar os comerciantes em espaços onde eles tenham a garantia da comercialização do produto com segurança” – explicou.

Segundo o secretário de planejamento do município, Márzio Delmoni, as reuniões são para definir com propriedade como se dará as próximas etapas do projeto. “A medida em que a obra vai sendo executada, surgem novas situações. Vamos avaliar e decidir que medidas devem ser adotadas daqui pra frente”, finalizou o secretário.


Fonte: GazetaWeb