Have an account?

quarta-feira, 13 de julho de 2011

2ª reunião no Ministério Público




Aconteceu na manhã de hoje (13), no edifício sede do Ministério Público Estadual, mais uma reunião para tratar da construção de infraestrutura cicloviária na cidade de Maceió. Dando sequência à reunião anterior, ocorrida em 08/06/2011, foram convocados para esta reunião representantes de secretarias municipais, entidades ligadas à construção civil e Ministério Público do Trabalho.





Foi cobrado das representantes da Secretaria Municipal de Planejamento - SEMPLA a apresentação do Plano de Mobilidade dos Não Motorizados que vem sendo desenvolvido por esta secretaria desde junho de 2008. A arquiteta Dione Pereira informou que o mesmo encontra-se na Secretaria Municipal de Finanças para análise.





A vereadora Heloísa Helena solicitou que o Plano seja enviado à Câmara de Vereadores no máximo até agosto próximo, para que possa ser incluído na Lei Orçamentária de 2012. Caso contrário, só entrará no orçamento de 2013. A vereadora também informou que colocou emenda no valor de R$ 1 milhão para o orçamento de 2011 para construção de ciclovias, com a rubrica denominada "ciclovias, pontilhões e escadarias", porém todo o valor foi utilizado apenas nos pontilhões que foram construídos sobre o riacho do Sapo. Segundo a vereadora, no orçamento de 2012, a rubrica das ciclovias será desmembrada de pontilhões e escadarias para não ocorrer o mesmo.

Em seguida, os representantes da Bicicletada de Maceió solicitaram do superintendente Pinto de Luna uma resposta ao processo nº 07100-049203-2011 que deram entrada na SMTT em 26/05/2011 propondo uma solução para a circulação de ciclistas na Av. Jatiúca, que teve seu trânsito modificado recentemente não tendo levado em consideração o espaço da bicicleta.

O superintendente disse sentir falta de representante dos usuários de bicicleta no Conselho de Transporte e que tem buscado maneiras de conseguir esta inserção. Segundo o superintendente, a SMTT "envelheceu", mas tem procurado estar aberta às novas ideias de Mobilidade que buscam a humanização do trânsito.

Os representantes da Bicicletada de Maceió reconheceram o esforço da SMTT e disseram ser fundamental a inserção de representantes dos ciclistas na SMTT, no Conselho Estadual de Trânsito - Cetran e no Conselho Nacional de Trânsito - Contran.

Foi louvável a postura dos promotores de Justiça que, durante toda a reunião, buscaram mediar as discussões com bastante praticidade, evitando arrodeios desnecessários.

Por fim, foi agendada uma nova reunião para o dia 25/07/2011, às 10h, no mesmo local. Serão convocados para a próxima reunião o Secretário de Planejamento, Sr. Márzio Delmoni, a Secretária Municipal de Finanças, Sra. Marcilene Costa e o Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Mosart Amaral. As representantes da SEMPLA se comprometeram a apresentar, na próxima reunão, o Plano de Mobilidade dos Não Motorizados.

Leia também:

- MPE discute soluções para melhoria das ciclovias de Maceió

2 comentários:

Claudio Moura disse...

Parabéns pela iniciativa! Isso sim é lutar pelos diretos dos ciclistas...

DAMINISMO disse...

Saudações Daministas!

Parabéns, tais atitudes se bem executadas pelo poder público podem evitar a perda de muitas vidas. Aqui na MAC 102 (av. Jorge Montenegro - Santa Amélia) se nada for feito, como nas última décadas, não haverá mais espaço para colocar cruz de almas perdidas na guerra que se tornou o trânsito, enquanto o mato e a ganância de loteadores tomam a via paralela, que poderia ser aproveitada como ciclovia e calçadão, as vítimas se multiplicam a cada semana. Por fatos como estes, Farei o máximo para está presente na próxima reunião.

Postar um comentário