Have an account?

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Nova gestão da SMTT


Na última quinta-feira (06), alguns participantes da Bicicletada de Maceió e membros da Associação Alagoana de Ciclismo se reuniram com o novo Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió. O Sr. José Pinto de Luna, que já ocupou o cargo de Superintendente da Polícia Federal em Alagoas, foi nomeado para o cargo após reestruturações do governo municipal pós-eleições de 2010.

Apesar da atuação da Bicicletada ser direcionada à sociedade, e não ao poder público, o desejo de um encontro com o novo Superintendente veio com a intenção de tentar acelerar o que esperamos que a sociedade cobre do mesmo. Nesse primeiro momento, coube aos participantes da Bicicletada expor a ideologia do movimento e falar sobre as expectativas nessa nova gestão.

Foram expostas no encontro, através de fotomontagem, algumas soluções simples de implementação de ciclofaixas para a cidade, desmistificando assim a ciclovia como única solução.

O superintendente se mostrou antenado com as novas ideias de Mobilidade Urbana, que mostram que o automóvel não pode mais ser o ator principal, mas apenas um coadjuvante dentre toda a diversidade de meios de transporte que a cidade deve oferecer aos cidadãos. Ele ainda citou o caso do Rio de Janeiro, onde alegou não mais utilizar o carro quando vai ao centro da cidade, e sim o metrô, devido às vantagens que este meio de transporte oferece.

Pinto de Luna se mostrou aberto ao diálogo e, assim como nós, espera que esse seja apenas o primeiro de muitos outros encontros com as pessoas que tentam contribuir para a humanização do transito de Maceió.