Have an account?

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Hora do Rush na Holanda

Na hora do Rush na 4ª maior cidade da Holanda, as ruas ficam assim. Isso acontece quando 33% de todos os deslocamentos são feitos de bicicleta!




O vídeo foi feito em uma habitual manhã de quarta-feira em Abril de 2010 por volta das 8h30. O tempo original do filme é de 8 minutos e foram comprimidos em 2, então tudo está 4 vezes mais rápido que a realidade. O som é original.

Este é um dos cruzamentos mais movimentados de Utrecht, cidade com uma população de 300 mil habitantes. Nada menos do que 22 mil bicicletas e 2.500 ônibus passam aqui todos os dias. No entanto, o Google Street View perdeu isso, porque o tráfego motorizado privado é restrito aqui.

Esses ciclistas cruzam a faixa de mão única do ônibus (também usada por taxis e veículos da prefeitura), duas faixas de metrô ligeiro e, em seguida, uma rua de sentido único que pode ser usada por veículos privados.

Por trás da câmera é uma linha de trem (você pode ouvir o ranger dos trens passando) a principal estação também é muito próxima. Algunas bicicletas de aluguel da estação passam no vídeo, nos levando a conclusão que muitos dos ciclistas teriam vindo de trem na primeira parte do seu trajeto.

E para aqueles que desaprovam a ausência total de capacetes neste vídeo, considere os resultados de um estudo realizado nos EUA:

Pedalar nos Países Baixos é mais seguro que nos Estados Unidos. A Holanda tem o menor índice de lesões não fatais, bem como o menor índice de mortalidade, enquanto os EUA tem a maior taxa de lesões não fatais e de mortalidade. De fato, o índice de feridos nos Estados Unidos é 30 vezes maior que na Holanda. Observe na tabela:

Clique na imagem para ampliar
Tabela: Pucher, John e Buehler, Ralph (2008) ‘Making Cycling Irristible: Lessons from The Netherlands, Denmark and Germany

Fonte: Canal de markenlei no You Tube