Have an account?

domingo, 8 de maio de 2011

Um achado!




As fotos foram encontradas por um participante da Bicicletada de Maceió num álbum de fotos de viagens de sua mãe.





Foram tiradas em Paris, em 1996. Ela mal poderia imaginar, naquela época, que seu filho um dia se tornaria um ativo participante da Bicicletada de sua cidade.





Como será que está a Bicicletada de Paris hoje? Será que está maior? Será que perdeu força? É provável que tenha perdido força, em virtude dos grandes investimentos que a Prefeitura tem feito no uso da bicicleta como meio de transporte, inclusive entendendo a bicicleta como transporte público, com a implantação do Vélib' (serviço de bicicletas públicas).

Sabe-se que na Holanda, país das bicicletas, não há Bicicletada, já que não há o que contestar. A Bicicletada é um movimento que já nasce buscando sua própria extinção. Quanto mais as pessoas utilizarem a bicicleta como meio de transporte, menos fará sentido uma reunião mensal para pedalarem juntas, pois já farão isso no dia-a-dia.





E a Bicicletada de Maceió, chegará algum dia a ter a quantidade de participantes e a descontração que a Bicicletada de Paris tinha 15 anos atrás? Será que avançaremos nessa década? Ou será que continuaremos insistindo nesse modelo falido de cidade, pautada no uso do automóvel?