Have an account?

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Já pensou em viajar de bicicleta?




Viajar de bicicleta proporciona momentos prazerosos também durante o caminho

Andar de bicicleta, além de saudável, divertido e benéfico para o meio ambiente, ainda pode ser uma excelente maneira de conhecer novos lugares. Carros, aviões, ônibus e trens lançam toneladas de gases poluentes na atmosfera. Por isso, da próxima vez que for arrumar suas malas rumo ao seu destino de férias, pense bem, se programe e vá pedalando!

Claro que de bicicleta você não irá tão longe nem tão rápido como se estivesse indo com um meio de transporte convencional. Mas se você se planejar corretamente, suas férias sob duas rodas não-motorizadas podem ser tão, ou até mais memoráveis que qualquer outra viagem.

Caso você não esteja em forma, essa é uma boa oportunidade para se motivar. Pequenos treinos semanais e uma consulta com seu médico são o suficiente para iniciar a preparação para a viagem.

Seguindo essas dicas fica fácil aproveitar a viagem e transformar a sua bike em uma companheira de estrada!




Faça um itinerário

Esse é o começo de tudo. É a partir daí que você irá organizar seu tempo, os locais que irá percorrer, as paradas no meio do caminho etc. Calcule quantos quilômetros você consegue pedalar confortavelmente em um dia e quais cidades podem servir de hospedaria em cada noite de sua viagem. Não esqueça do mapa da região e, se puder, leve um aparelho de GPS.




Não corra

Não precisa pedalar desesperadamente para chegar ao seu destino. Não esqueça que isso não é uma competição e que seu objetivo é curtir o lugar e aproveitar o momento. Portanto, se você está indo do Rio de Janeiro (RJ) com destino a Santos (SP), tenha em mente que sua viagem é todo o caminho que te leva até lá, e não a praia paulista, propriamente dita.




Aproveite o percurso

Uma das vantagens em viajar de bicicleta é o fato de poder estar em maior contato com as pessoas e as culturas daquela região. Mesmo tendo um itinerário a ser cumprido, pare se for o caso, para um dedo de prosa com um nativo de alguma cidadezinha perdida no meio do caminho. São esses momentos que tornarão suas férias inesquecíveis.




Não deixe de dar notícias

Essa é uma das melhores formas de se manter protegido, mesmo que a distância. Nunca se sabe o que pode acontecer a um ciclista que parte em busca de aventura nas estradas do país e do mundo. Por isso, mantenha sua família e amigos informados de sua situação geográfica e de saúde, seja para tranqüilizá-los, seja para que alguém saiba onde você está (o que poderá ser bastante útil em caso de emergência).




Não viaje sozinho

Pedalar em dupla ou em grupo é muito mais seguro e divertido do que pedalar sozinho. Portanto, procurem alguém que queria dividir essa experiência com você e caia na estrada.




Leve dinheiro suficiente

Faça as contas antes de sair de casa do quanto você irá precisar levar para se manter durante toda a viagem. Leve apenas o necessário. Dinheiro demais pode atrair pessoas mal-intencionadas. Também dê preferência a cartões de débitos a dinheiro vivo.




Leve apenas o necessário

Uma viagem de bike pode ser uma grande oportunidade de percebermos o que realmente é necessário em nossa mala e o que é peso inútil em nossas vidas. Livre-se do que não for fundamental.




Fique atento aos sinais de seu corpo

Um grande percurso de bicicleta pode ser demais para algumas pessoas que não conseguiram se preparar o suficiente. Portanto, não deixe passar em branco os sinais do seu corpo e respeite seus limites. Lembre-se que isso não é um teste de resistência.

Fonte: msn viagem