Have an account?

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Reunião com Ministério Público





A convite da vereadora Heloísa Helena, no dia de hoje (08), alguns participantes da Bicicletada de Maceió e membros da Associação Alagoana de Ciclismo – AAC, estiveram presentes em reunião realizada no Ministério Público Estadual, no gabinete dos promotores Max Martins e Denise Guimarães.

A vereadora convocou a reunião com os grupos que defendem o uso urbano da bicicleta com o intuito de firmar um Termo de Ajuste de Conduta – TAC com a Prefeitura de Maceió para implementação de infraestrutura cicloviária na cidade. Heloísa ressaltou a importância da construção de uma ciclovia na Av. Menino Marcelo como forma de garantir o trânsito seguro dos trabalhadores que se deslocam da periferia à planície litorânea de Maceió.

Os participantes da Bicicletada de Maceió expuseram a necessidade de construção, não apenas de ciclovias, mas de ciclofaixas, por toda a cidade, sempre que alguma via sofrer alteração em seu trânsito, como foi o caso recente da Av. Jatiúca. Os participantes da Bicicletada de Maceió também ressaltaram a importância de campanhas educativas permanentes que mostrem para o motorista a bicicleta como um veículo que deve ser respeitado.

Os membros da AAC lembraram que há um plano sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, denominado “Plano de Transporte dos Não-Motorizados”, que tem sido debatido por três anos, mas que precisa ser posto em prática.

Foi convocada uma nova reunião para o dia 13/07/2011, às 10h, no mesmo local, com a participação de representantes de secretarias municipais, entidades ligadas à construção civil e Ministério Público do Trabalho.


_____________________________________







Poucas horas após o término da reunião, um garoto de 13 anos foi atropelado na Av. Juca Sampaio (via que faz ligação da Av. Menino Marcelo com a planície litorânea de Maceió) quando se deslocava com sua bicicleta cargueira transportando pães.

Há pouco menos de um ano, noticiamos aqui no blog a morte de uma senhora no mesmo local onde o garoto foi atropelado. Na mesma postagem, dizíamos que a Av. Jatiúca tivera seu asfalto renovado e que receberia sinalização. Pedíamos para que os ciclistas ficassem atentos se, na sinalização, a bicicleta seria levada em consieração ou se continuaria sendo tratada como se não existisse. Quase um ano depois, a Av. Jatiúca tornou-se mão única, foi sinalizada e o ciclista foi esquecido.