Have an account?

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vá de galinha!


__________________________________

por Gilberto Dimenstein

Se essa campanha publicitária der certo, será uma revolução no trânsito e na cultura da cidade de São Paulo, servindo de modelo para o resto do Brasil. Chama-se "Vá de Galinha"--o detalhamento está no www.catracalivre.com.br, onde coloquei experiências no mundo de compartilhamento de carro.

Elaborada pela Nazca Saatchi& Saatchi a pedido da SOS Mata Atlântica, a campanha, a ser lançada neste mês, estimula os paulistanos a dar carona.

O título da campanha é baseada numa reportagem da Folha mostrando que, na hora do rush em São Paulo, uma galinha é mais veloz do que um automóvel. Diante disso, a SOS Mata Atlântica fez a brincadeira de que era melhor ir de galinha por ser menos poluente e só bastava um ovo para ser fabricada.

A brincadeira agora virou algo sério. A campanha vai dar uma saída concreta, usando a internet. Serão apresentadas opções para que as pessoas usem sites para compartilharem carro, tomando precauções de segurança. Um deles é o Campus Aberto, inicialmente criado para estudantes universitários. Outra opção é fazer com que cada empresa possa ter um projeto próprio de segurança, o que é fácil.

É daquelas campanhas que, se der certo, todos saem ganhando. Quem compartilha o carro pode rachar o combustível, que pega a carona gasta menos do que um táxi. No final, a cidade fica menos poluída e congestionada.

O problema é que é uma mudança e tanto de cultura. Se coisas como essas não forem feitas, a próxima será Vá de Tartaruga, tanto que o trânsito está piorando.