Have an account?

sábado, 25 de fevereiro de 2012

45ª Bicicletada de Maceió


Ontem (24), aconteceu a 45ª edição da Bicicletada de Maceió. Reunimo-nos no tradicional ponto de encontro, em cima do viaduto Aprígio Vilela, no Farol, por volta das 18h. Ali, tivemos um momento de bastante alegria e descontração, com o retorno de antigos participantes da Bicicletada e com a chegada de novos participantes.


Pouco antes das 19h, descemos a ladeira Geraldo Melo e demos um rolé pela cidade com destino ao Stella Maris.


Lá, paramos numa lanchonete para recarregar as energias e para um momento de confraternização entre os participantes da Bicicletada.


Ao sairmos da lanchonete, distribuímos alguns panfletos para os carros que estavam estacionados sobre o passeio público, fato bastante comum na cidade e que prejudica a livre circulação de pedestres.


O estacionamento de veículos sobre o passeio público é um tema que já foi tratado diversas vezes aqui no blog e que tem a conivência do poder público municipal, já que não se vê a devida medida administrativa sendo tomada: multa e remoção do veículo infrator. Se duvidar, experimente telefonar para a SMTT quando encontrar um veículo estacionado sobre a calçada e peça para que venham multá-lo e, obviamente, retirá-lo. Eles simplesmente não vêm!


O pensamento que ainda povoa a mente dos gestores do trânsito de Maceió é que as ruas pertencem aos carros. Vivem numa luta constante pela melhoria do “fluxo” (de automóveis). “Fluxo” é uma palavra que os gestores do trânsito adoram. Segurança, conforto e bem-estar de pedestres e ciclistas são algo que está em segundo ou terceiro plano.


Se a administração municipal (que é a quem cabe educar e/ou punir os motoristas infratores) não está preocupada com as boas condições de circulação de pedestres e ciclistas, por consequência, os motoristas também não se preocuparão.


Na sua opinião, o que leva um motorista a optar por estacionar seu veículo sobre o passeio público, em vez de deixá-lo rente ao meio-fio?