Have an account?

domingo, 8 de abril de 2012

E por falar em ciclovia...


por Moacir Pedrosa - servidor público e participante da Bicicletada

A Massa Crítica (do inglês Critical Mass) ou Bicicletada (termo usado na maioria das cidades brasileiras, em Portugal e em Moçambique) é um evento que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira do mês em muitas cidades pelo mundo, quando ciclistas ocupam espaço nas ruas.

Os principais objetivos são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.

Em sua 46ª edição, a Bicicletada de Maceió foi conhecer de perto a ciclovia implantada na recém-inaugurada Av. Márcio Canuto, bem como a cliclofaixa inserida na Av. Juca Sampaio.

Criadas para aumentar a segurança do condutor de bicicleta que trafega por aquela região, a ciclovia e a ciclofaixa necessitam ainda de algumas intervenções, a exemplo da sinalização horizontal e vertical que indiquem o espaço destinado ao ciclista e da implantação de controle da velocidade dos carros que transitam rente à ciclofaixa. Um ponto controverso é a localização das vias, hoje do lado esquerdo das faixas de rolamento.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, essas vias devem ser construídas no lado direito. Conclui-se, portanto, que a opção contrária à lei baseia-se na intenção de reduzir conflitos com os ônibus que por ali trafegam. Essas constatações demonstram a pressa em inaugurar obras públicas em pleno ano eleitoral sem a sua devida conclusão, bem como a falta de diálogo com o público que utiliza diariamente esses meios de transporte.

Deixando de lado a polêmica sobre o que está certo e o que está errado na implantação desse espaço que valoriza a presença do ciclista no contexto da mobilidade urbana, o que deve ser priorizado agora é a educação de todos os agentes envolvidos no ir e vir da cidade. Só através de ações educativas e de conscientização conseguiremos um convívio pacífico entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Devemos reconhecer os méritos de todos os grupos ciclísticos de Maceió que, sistematicamente, reivindicam do gestor público seu olhar para a causa. A administração pública já deveria ter assumido o seu papel, propiciando mais obras desse tipo.

Será falta de vontade? Será o não reconhecimento dos benefícios advindos, a médio e longo prazo, desse tipo de intervenção? Será que os interesses financeiros em outros modais de transporte são mais atrativos para ela?

Em todo caso, em minha opinião, essa obra é considerada um marco positivo para a nossa cidade e o para o nosso movimento em favor das bicicletas.

Fonte: Coluna Opinião - Jornal Gazeta de Alagoas, 08/04/2012