Have an account?

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Jornalista André Trigueiro declara apoio às bicicletas


A gente está no ano de eleições municipais. O candidato a prefeito que não tiver uma proposta CONCRETA e VIÁVEL para tornar o uso da bicicleta inteligente e seguro nas cidades – não sei se vou exagerar aqui, é uma opinião minha – não merece o voto do eleitor, esse cara está DESCONECTADO da realidade.


por Aline Cavalcante, em 28 de fevereiro de 2012

Em recente participação ao vivo na rádio CBN, o comentarista André Trigueiro fez uma das declarações mais importantes que ouvi nos últimos tempos, especialmente em função do período eleitoral que está por vir.

A conversa sobre bicicletas começa a partir do 1’42” do áudio, quando ele fala sobre a importância indiscutível do Fórum Mundial da Bicicleta, que aconteceu em Porto Alegre, comentando que não houve “nenhuma grande empresa ou nenhuma grande mobilização de governo para tornar possível a vinda de representantes do Brasil e do mundo que estão empenhados em disseminar a bicicleta como modal de transporte”.

Trigueiro deu uma aula de cidadania, citando também os investimentos em transporte público de massa e a importância de pensar nas diferentes possibilidades da bicicleta nos centros urbanos. ”As cidades estão se tornando colapsadas pela multiplicação indiscriminada de veículos”, afirmou.

“Nós precisamos ter outro olhar sobre a bicicleta. Por mais absurdo que seja a gente imaginar, em grandes cidades brasileiras, a bicicleta abrindo caminho como uso contínuo, não apenas como lazer, entretenimento, prática esportiva”. Pode até parecer absurdo num primeiro momento, já que as pessoas não são estimuladas a pensar fora da caixinha, mas a ideia logo se torna possível, simples e fácil quando discutida de maneira racional.

“A gente está no ano de eleições municipais. O candidato a prefeito que não tiver uma proposta CONCRETA e VIÁVEL para tornar o uso da bicicleta inteligente e seguro nas cidades – não sei se vou exagerar aqui, é uma opinião minha – não merece o voto do eleitor, esse cara está DESCONECTADO da realidade”.

André se baseia no contexto de que grande parte das pessoas faz deslocamentos curtos, de até 7km, e poderia facilmente deixar seus carros na garagem, descongestionando as vias para o transporte de massa e para aqueles que precisam realmente utilizar um veículo, como por exemplo as ambulâncias.

O jornalista ainda lembra, dentro do contexto de propostas eleitorais, que “é importante os locais de trabalho terem o bicicletário, chuveiro ou vestiário, é possível fazer essa adaptação”. Facilitar o uso da bicicleta é convidar as pessoas a pedalar. Muita gente, hoje, deixa de usar a bicicleta por não poder guardá-la na empresa, ou por falta de um vestiário (se esse é seu caso, veja estas dicas).

Essa também é nossa opinião: o candidato a prefeito que não incluir a bicicleta em seus planos de governo e, principalmente, nos planos de metas, está FORA das opções de voto. E as propostas devem ser, como comentou André, concretas e viáveis (prometer ciclovia genericamente, só para dizer que tem proposta, não vale).

Pensar no uso da bicicleta é pensar numa cidade melhor, mais segura, mais humana, pacífica, democrática e saudável para TODOS - como concluíram os americanos nesse estudo.

Ao finalizar, André Trigueiro se assume fã da bicicleta e diz o que todos nós já sabemos: em vez de serem intimidados, os movimentos que questionam atropelamentos, acidentes e tragédias que acontecem nas nossas cidades (com ou sem ciclistas envolvidos) deveriam instigar as autoridades a achar soluções viáveis para evitar tantas mortes.

Parabéns, André! Que fique registrada nossa admiração, pelas suas palavras e pela sua postura em relação ao tema.

Ouça a entrevista completa no site da CBN

 
Fonte: Vá de bike