Have an account?

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Desafio Intermodal e Dia Mundial Sem Carro 2012


Na próxima terça-feira (18/09/2012), realizaremos o segundo Desafio Intermodal de Maceió. A novidade desse ano foi a inclusão de mais algumas modalidades de transporte como: patins, skate, cadeira de rodas e a integração ônibus + trem.

Estamos com um pouco de dificuldade para conseguir voluntários para o skate e a integração ônibus + trem. Se tudo correr bem, no próximo ano, estamos pensando em experimentar a integração bicicleta + trem e/ou bicicleta + barco (através da lagoa Mundaú).

Assim como foi feito no ano passado, o evento consiste em percorrer um trajeto pré-definido, na hora do rush, utilizando diversos modais diferentes, para ser feita uma avaliação comparativa entre o tempo gasto por cada um, levando também em consideração a eficiência energética, a poluição emitida e os custos financeiros.

A concentração será a partir das 6h30 e a largada às 7h15, em frente à sede do Ibama (na Gruta de Lourdes). A chegada será na Praça dos Martírios (no Centro), totalizando 5,4 km.

Para a realização do evento, precisamos de voluntários. Se você tiver interesse em participar, escreva para bicicletadademaceio@gmail.com informando nome completo, telefone e o modal que você pretende utilizar. Informe todos aqueles que você tem disponibilidade, pois alguns estão sendo muito procurados e outros não. Portanto, precisamos de uma segunda ou terceira opção de cada participante.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o Desafio Intermodal de outras cidades buscando no Google.
 
Participe!

Contamos com sua colaboração!


_________________________________________




Para a semana que antecede o Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro, montamos uma programação não tão extensa quanto gostaríamos, mas com a intenção de não deixar a data passar em branco em nossa cidade.

Para quem nunca ouviu falar no Dia Mundial Sem Carro, trata-se de uma iniciativa que surgiu na cidade de La Rochelle, na França, em 1998, e espalhou-se por outras cidades europeias e de todo o mundo. A cada ano, mais cidades aderem ao Dia Mundial Sem Carro.

O objetivo da data é incentivar os motoristas a deixarem o carro em casa por pelo menos um dia no ano, com o intuito de provocar a reflexão sobre a dependência que nós (e nossas cidades) temos do automóvel. Com isso, deve-se buscar outras alternativas, como o transporte coletivo, a bicicleta ou o próprio caminhar, para então observar como nossa cidade seria mais agradável se mais pessoas aderissem à essa iniciativa também em outros dias do ano.

Caso você não consiga deixar o carro em casa num único dia do ano, reflita sobre a sua dependência do automóvel. Essa foi uma escolha sua ou de pessoas que estão enriquecendo bastante à custa da degradação de nossas cidades?


"se esses idiotas fossem de ônibus, eu já poderia estar em casa"


Para lembrar a data, nós, da Bicicletada de Maceió, pretendemos realizar uma Bicicletada na noite do dia 21/09, dando um rolé pela cidade, panfletando e lembrando aos motoristas sobre o Dia Mundial Sem Carro. A concentração será no viaduto Aprígio Vilela (no Farol), a partir das 18 h e a saída às 19 h.

No domingo (23/09), realizaremos uma oficina para ensinar a andar de bicicleta aquelas pessoas que ainda não sabem. A oficina acontecerá no espaço fechado aos automóveis, na Av. Sílvio Viana, na Ponta Verde. Estaremos por lá a partir das 13 h.

Veja um resumo da edição de 2011 e 2010 do Dia Mundial Sem Carro.

Participe!

Tente se libertar do carro por pelo menos um dia no ano!