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terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Desafio Intermodal de 2012


Aconteceu, na manhã de hoje (18), a segunda edição do Desafio Intermodal de Maceió - DIM. O evento consiste em percorrer um trajeto pré-definido (5,4 km), na hora do rush, utilizando diversos modais diferentes, para ser feita uma avaliação comparativa entre o tempo gasto por cada um, levando também em consideração a eficiência energética e a poluição emitida por cada modal de transporte.



A diferença em relação à edição de 2011, que contava com seis modalidades, foi a inclusão de mais quatro modalidades: a pé (corrida), cadeira de rodas (motorizada), integração ônibus + trem e integração bicicleta + trem. Tentamos incluir também skate e patins, mas não houve participantes inscritos. No total, 16 voluntários participaram do desafio em 10 modalidades diferentes.

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Assim como em 2011, a motocicleta foi a primeira colocada no quesito tempo. Porém, não se pode considerá-la uma vencedora se levarmos em consideração os níveis de poluentes emitidos e os custos com saúde pública que os acidentes envolvendo esse veículo demandam.

Na sequência, ficou: motocicleta, bicicleta, táxi, pedestre (corrida), carro, pedestre (caminhada), cadeira de rodas motorizada, integração bicicleta + trem, ônibus e integração ônibus + trem.


A cadeira de rodas motorizada transitou pelo leito carroçável, junto aos demais veículos motorizados, com a ajuda de dois ciclistas que fizeram sua escolta. O trânsito da cadeira de rodas pelo leito carroçável sem a escolta seria bastante perigoso e, pelo passeio público, seria impossível, por motivos óbvios.


Não foi possível fazer a integração bicicleta + trem. Na véspera do DIM, fomos à sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU, no Centro de Maceió, para obter informações sobre os horários do trem e sobre a possibilidade de embarcar no trem com a bicicleta. O funcionário que nos atendeu informou que não era permitido entrar com bicicleta comum, mas com bicicleta dobrável, sim.


O próprio vídeo promocional da CBTU, que demonstrava o Veículo Leve sobre Trilhos - VLT antes de sua implantação, apresentava algumas bicicletas (comuns) no interior dos vagões.




Contudo, durante a realização do DIM, ao chegar à Estação Bebedouro, não foi permitido o embarque da bicicleta dobrável no trem. Após a partida do trem, o participante se dirigiu à Praça dos Martírios pedalando e, ainda assim, chegou antes da participante que fez a integração ônibus + trem e que iriam na mesma composição: a das 7h58.


Veja aqui um resumo do Desafio Intermodal de 2011.