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domingo, 7 de outubro de 2012

As propostas do prefeito eleito de Maceió



Durante o período eleitoral, procuramos ouvir os candidatos a prefeito de Maceió no quesito Mobilidade Urbana. Participamos da sabatina ocorrida no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA/AL, entre os dias 03 e 12 de setembro de 2012. Lá, fizemos a mesma pergunta a cada um dos candidatos e filmamos suas respostas.


Pretendíamos publicar, aqui no blog, os vídeos com as respostas de cada um dos oito candidatos. Como não conseguimos fazer a pergunta aos candidatos Ronaldo Lessa e Sérgio Cabral, para sermos imparciais, decidimos não publicar os vídeos dos outros seis candidatos. Ronaldo Lessa não comparecera ao debate na data marcada (12/09/2012) pois, segundo nos informaram no CREA/AL, ele teria viajado a Brasília para tratar do julgamento de sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral - TSE. Segundo também nos informou o CREA/AL, não conseguiram contato com o candidato Sérgio Cabral para convidá-lo para a sabatina.
 
Como a eleição já foi decidida, publicamos então o vídeo do prefeito eleito de Maceió, Rui Palmeira, do PSDB. Antes de fazer a pergunta, pedíamos ao candidato que não dissesse "o que seu partido pretende fazer", mas "como pretende fazer". O que deve ser feito, nós já estamos cansados de saber. Não queríamos ouvir os candidatos prometendo a construção de ciclovias, a melhoria do transporte coletivo, etc. Pedimos para que ele explicasse em que a proposta do seu partido e coligação diferenciava das propostas dos demais partidos. Por que o eleitor deveria escolhê-lo e não os demais?
Após a pergunta, oferecemos o mesmo tempo a cada um dos candidatos: 4 minutos. Rui Palmeira encerrou sua resposta em 2’34”. Segue a pergunta e o vídeo com a resposta:
 
“Historicamente, Maceió, assim como inúmeras cidades brasileiras, tem sido construída em função do automóvel, como se cada cidadão, um dia, fosse dispor do seu próprio veículo para se deslocar. As outras formas de deslocamento, como o ônibus, a bicicleta e os próprios pedestres têm sido deixados em segundo plano. Esse modelo excludente de mobilidade, além de impedir o direito de ir e vir de uma grande parcela da população, está lotando a cidade de automóveis, encaminhando-a para o colapso.

A pergunta é...

Quais são as suas ideias (e do seu partido) para reverter esse processo: restringir o uso excessivo do automóvel e diversificar as formas de deslocamento na cidade?”