Have an account?

terça-feira, 16 de abril de 2013

Reunião na Sempla

 

Aconteceu, na manhã de hoje (16), na Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento - Sempla, a 11ª reunião do ciclo de debates para tratar da implantação de infraestrutura cicloviária na cidade de Maceió. A reunião teve como pauta a busca de soluções que minimizem os conflitos entre bicicletas/pedestres e o tráfego motorizado na interseção Márcio Canuto / Juca Sampaio / Josefa de Melo, bem como o Projeto de Lei (PL) do Sistema Cicloviário de Maceió.

Fernanda Cortez, coordenadora geral de mobilidade urbana da Sempla, deu início à reunião dizendo que, o que se costumava fazer em gestões passadas era apresentar os projetos urbanos depois de prontos, não dando oportunidade à população para opinar. Segundo ela, nessa nova gestão, buscarão manter o diálogo com a população e que esta é a primeira de muitas reuniões que pretendem realizar.


Dando continuidade à reunião, os presentes tentaram buscar soluções para minimizar os conflitos existentes no cruzamento da nova avenida que está em construção na cidade, interligando a Av. Márcio Canuto, no Barro Duro, à Av. Gustavo Paiva, em Cruz das Almas.


Alexandre Casado, representante da Bicicletada de Maceió, ponderou que todas as interseções devem ter a sinalização adequada, tanto vertical como horizontal, iluminação, redução da velocidade e trabalho de educação e fiscalização. Segundo ele, a prioridade deve ser a segurança de todos que estão na via, não a velocidade, o fluxo. Alexandre disse ser difícil apresentar soluções que minimizem esses conflitos quando o projeto da interseção já nasceu como uma solução rodoviária dentro da cidade. Para ele, se tal solução fosse apresentada para uma rodovia, os conflitos com pedestres e ciclistas não seriam tão grandes, mas quando a obra está inserida na cidade, pedestres e ciclistas devem ser considerados em primeiro lugar, não os carros.


Os presentes discutiram que tais projetos costumam ser terceirizados e elaborados pela própria construtora que os executa. Quando chegam à SMTT, o máximo que podem intervir é na implantação da sinalização horizontal e vertical. Portanto, não será possível fazer o ideal, mas aquilo que permitem os instrumentos que se tem. Nenhum representante da SMTT compareceu à reunião.


Jairo Antonio, engenheiro da Seminfra sugeriu que o projetista seja convocado à próxima reunião para apresentar o projeto e dar explicações sobre o que pretende para a área, bem como ouvir críticas e sugestões de melhorias para minimizar os conflitos com pedestres e ciclistas. Fernanda Cortez anotou alguns pontos levantados pelos presentes para que sejam colocados na próxima reunião, na presença do projetista.


Antes de iniciar a discussão sobre o PL do Sistema Cicloviário de Maceió, o arquiteto e urbanista Renan Silva disse aos presentes que participou recentemente de reunião na cidade de Natal-RN sobre a redução da morbimortalidade no trânsito. Renan informou que, em outros estados, não foi montado um “comitê de segurança no trânsito”, mas um “comitê de mobilidade” que apresenta uma visão mais ampla do problema, não buscando o enfoque apenas nos acidentes automobilísticos, mas uma visão mais geral de mobilidade que leve em consideração o transporte coletivo, a bicicleta e os pedestres. Renan disse que levará essa sugestão à próxima reunião que participará na Secretaria Estadual de Saúde.


Em seguida, os participantes da reunião iniciaram a discussão sobre o PL do Sistema Cicloviário de Maceió. Gildo Santana, representante da Associação Alagoana de Ciclismo - AAC explicou que há dois projetos tramitando na Câmara de Vereadores: um de autoria da vereadora Fátima Santiago (PP) e outro de autoria do Poder Executivo. Os participantes pretendiam elaborar uma terceira proposta a ser enviada à Câmara Municipal. Gildo informou que isto atrasaria ainda mais a aprovação do PL, devido a todo trâmite que o novo PL deveria seguir. Segundo ele, seria mais interessante se fossem apresentadas emendas ao PL do Poder Executivo que já tramita na casa.

Os participantes decidiram fazer a leitura dos dois PLs e, na próxima reunião, após a apresentação do projeto da Av. Josefa de Melo, discutir, de maneira objetiva, as modificações que cada um propõe ao PL do Sistema Cicloviário.

___________________________________________________

A próxima reunião ficou agendada para quinta-feira (25/04/2013), às 8 h, na Sempla.


Se você não puder comparecer à próxima reunião e quiser enviar sugestões de modificação no PL do Sistema Cicloviário, deixe comentário aqui no blog ou envie para bicicletadademaceio@gmail.com

Baixe aqui os dois projetos de lei: