Have an account?

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Reunião com o Secretário Municipal de Planejamento

 
Na manhã de hoje, a convite do Secretário Municipal de Planejamento, Sr. Manoel Messias, representantes da Associação Alagoana de Ciclismo – AAC e participantes da Bicicletada de Maceió estiveram reunidos para tratar de questões referentes à bicicleta na cidade de Maceió.

Messias, que assumiu a Secretaria em janeiro deste ano, disse que sua equipe vinha participando de reuniões (01/02/03) com os usuários de bicicleta e que, devido a outros compromissos, ele não pudera comparecer. Por isso, convocou essa reunião para estabelecer esse primeiro contato.

Messias falou sobre a necessidade de iniciar as discussões sobre a revisão do Plano Diretor de Maceió, sancionado em 2005, que deve ser revisado a cada 10 anos, portanto, em 2015. Para ele, é necessário entender quais as recomendações contidas no Plano de 2005 que não foram colocadas em prática e avaliar as mudanças pelas quais a cidade passou e o que precisa ser revisado em 2015.

Messias também falou da histórica falta de atenção do poder público municipal à determinadas áreas da cidade, como a orla lagunar, que sempre foi tratada como o “quintal da cidade” e que, devido ao seu passivo histórico, merece mais atenção do que aquelas áreas que já são dotadas de infraestrutura.

Segundo Messias, a Prefeitura pretende realizar pesquisa OD, entre os meses de agosto e outubro de 2013, para embasar o Plano de Mobilidade, que pretende tê-lo concluído no final de 2014. Messias também fez menção ao Plano de Mobilidade dos Não Motorizados, que foi desenvolvido por esta secretaria, sendo iniciado em junho de 2008. Fernanda Cortez, Coordenadora Geral de Mobilidade Urbana da Sempla, disse que o Plano está bem feito e que só precisa ser revisado. Messias solicitou que Fernanda disponibilize uma cópia do Plano a cada um dos presentes para que os mesmos possam se inteirar e fazer suas críticas e sugestões para, num segundo momento, revisá-lo junto à Sempla.


Angela Seabra, participante da Bicicletada de Maceió, criticou a simplificação do discurso da “ciclovia” quando se fala em bicicleta. Para ela, não é possível construir ciclovia em todas as ruas da cidade, portanto tão importante quanto as ciclovias e/ou ciclofaixas, são as campanhas educativas, que devem ser permanentes e seguidas de medidas punitivas para coibir o desrespeito aos usuários de bicicleta que, em muitos casos, ocasiona a morte do mais fraco, o ciclista.

Fernanda Cortez sugeriu discutir também o Projeto de Lei do Sistema Cicloviário de Maceió, que vinha sendo desenvolvido pela Sempla. Gildo Santana, representante da AAC, disse que o Projeto de Lei de Sistema Cicloviário, elaborado pela Vereadora Fátima Santiago (PP) sumiu na Câmara Municipal de Maceió.

Daniel Moura, participante da Bicicletada de Maceió, argumentou que secretário apresentou soluções de longo prazo (como o Plano de Mobilidade, previsto para ser concluído no final de 2014), de médio prazo (como o Plano de Mobilidade dos Não Motorizados, que será revisado entre a Sempla e os usuários de bicicleta), mas que considera necessário ter ações de curto prazo, como as demandas que vinham sendo apresentadas nas reuniões com o Ministério Público Estadual desde 2011 e que eram desconsideradas pela gestão anterior, tendo como exemplo diversas ruas da cidade que sofreram modificações e que desconsideraram a existência da bicicleta, como é o caso da Av. Jatiúca, da Av. Comendador Leão e demais modificações no trânsito do bairro do Poço, dentre outras. Daniel entregou uma síntese dos assuntos discutidos no MP e informou que, no último dia 18, o MP transformou o Procedimento Administrativo em Inquérito Civil (DOE/MPE de 18/07/2013, p. 111).

Dia Mundial Sem Carro

Messias informou aos presentes sobre as ações que a Prefeitura de Maceió pretende desenvolver para o Dia Mundial Sem Carro de 2013, realizado no dia 22 de setembro. Segundo Messias, como a data cairá num domingo, a ação pretendida pela Prefeitura é a de criar uma ciclofaixa de lazer da Praça Centenário ao Ibama (em ambos os sentidos) e uma área de lazer para crianças tomando toda a Fernandes Lima, nas imediações do Cepa, sendo o fluxo de veículos motorizados desviado pelas ruas paralelas. Angela Seabra disse que achou a ideia ótima, pois vai começar a criar a cultura da bicicleta na cidade.
_____________________________________________


Escute também:

- Entrevista de Angela Seabra e Carlos Monteiro, na Rádio Gazeta, a respeito do Projeto de Lei do Deputado Estadual Ronaldo Medeiros (PT), que propunha a exigência de construção de ciclovias em todas as rodovias do estado de Alagoas.