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sábado, 26 de abril de 2014

9ª Reunião do Conselho Municipal de Transporte e 71ª Bicicletada de Maceió


Aconteceu, na tarde de ontem (25), no auditório da SMTT, a 9ª reunião do Conselho Municipal de Transporte. O superintendente da SMTT, Sr. Tácio Melo, iniciou a reunião convidando o Sr. Alexandre Carvalho, representante da empresa Rede Ponto Certo, para realizar sua apresentação.


Alexandre apresentou o novo sistema de recarga de cartões utilizados nos ônibus que será implantado em Maceió. Segundo ele, hoje há em Maceió apenas três pontos de recarga. Após a implantação do novo sistema, em até no máximo noventa dias, haverá oitenta pontos de recarga espalhados por toda a cidade. Os usuários também poderão efetuar a recarga através do telefone celular e o pagamento poderá ser feito através dos bancos Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Um sistema de recarga através de um relógio de pulso também foi apresentado.

Tácio agradeceu a apresentação e informou aos presentes que, a partir do final do mês de julho, todos os ônibus de Maceió serão equipados com GPS e haverá um aplicativo pelo qual os usuários poderão saber a localização exata do ônibus, bem como o tempo que falta para chegar a determinado ponto. Atualmente, o serviço encontra-se disponível apenas para os ônibus da empresa Veleiro.


Em seguida, Tácio convidou Roberta Rosas, superintendente de políticas de transporte da Secretaria de Estado da Infraestrutura, para fazer sua apresentação referente à pesquisa origem/destino que vem sendo realizada nos municípios de Maceió, Satuba e Rio Largo. Roberta fez uma apresentação semelhante à que fizera no auditório da Secretaria de Estado da Infraestrutura, no dia 12/03/2014.

Roberta informou que a realização da pesquisa tem como objetivo embasar o Plano Metropolitano de Mobilidade que será desenvolvido em seguida e que, segundo ela, foi uma exigência do Ministério das Cidades para a implantação do VLT na Av. Fernandes Lima, que contará com recursos federais.

Roberta disse que pesquisadores têm encontrado dificuldades, já que muitos moradores não aceitam recebê-los, principalmente nos bairros de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Segundo Roberta, até o presente momento, foi realizado 67% da pesquisa. Além da pesquisa de origem/destino, também serão realizadas as pesquisas complementares: Pesquisa de Linha de contorno, englobando toda a Região Metropolitana de Maceió, através dos principais acessos; Pesquisa de Linha de Travessia, realizada ao longo da Av. Fernandes Lima, fazendo a contagem de veículos e verificando as condições de ocupação dos ônibus.

Renan Silva indagou se a pesquisa não poderia ser realizada pela internet ou se, a partir da negação de um domicílio, não poderia ser feita com os domicílios vizinhos. Quanto à pesquisa pela internet, Roberta explicou que, além de não haver plena confiabilidade nos dados que seriam informados, o questionário aplicado pelo pesquisador é um pouco complexo para disponibilizá-lo para preenchimento pelo próprio entrevistado. Quanto aos domicílios vizinhos, Roberta explicou que está seguindo a metodologia indicada pela empresa que foi contratada para realizar a pesquisa e, não pode fazer tentativas com domicílios adjacentes por correr o risco de aplicar o questionário em domicílios muito próximos.


O representante da Ufal, Prof. Alexandre Lima, questionou se a empresa que vai tabular a pesquisa de origem/destino será a mesma que irá gerir o sistema de transporte coletivo. Roberta disse que, após realizada a pesquisa, a tabulação produzida será de domínio público e embasará a licitação dos ônibus que vem sendo acompanhada pelo Ministério Público Estadual e Ministério Público de Contas.

Alexandre questionou se as empresas de ônibus já poderiam começar a operar o sistema baseados na pesquisa O/D, mesmo antes de sua tabulação. Tácio disse que já foi feita a pesquisa “embarcada”, a partir da situação atual de utilização do transporte coletivo, mas o Ministério Público Estadual e o Ministério Público de Contas acharam necessário realizar a pesquisa domiciliar para ter maior confiabilidade dos dados.

Gildo Santana, representante da Associação Alagoana de Ciclismo, indagou se já estavam definidos os pontos de pauta da próxima reunião e sugeriu que as reuniões sejam itinerantes, realizadas cada mês numa secretaria diferente do município, como forma de comprometer outros secretários a participarem das reuniões. Tácio disse que o objetivo de definir uma data (última sexta-feira de cada mês) e um local fixo (auditório da SMTT) era justamente para evitar desencontros.


Tácio informou que será inaugurada, na próxima segunda-feira (28/04/2014), a reforma do terminal de ônibus do conjunto José da Silva Peixoto, no Jacintinho e, no dia 12/05/2014, a reforma do terminal do Benedito Bentes. O vereador Silvânio Barbosa disse que é morador do bairro do Benedito Bentes e não tem observado a reforma do referido terminal sendo feita e se admira em saber que será inaugurado em apenas duas semanas. Silvânio disse que encaminhou ofício à SMTT tratando sobre a reforma do referido terminal e pediu resposta do superintendente, além de cópia da planilha da obra realizada no terminal que, segundo ele, custou R$ 187 mil.

Não havendo mais assuntos a serem tratados pelos conselheiros, Tácio encerrou a reunião.

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Como o assunto não estava na pauta, após o término da reunião, tentamos levantar a discussão sobre os conflitos que vêm ocorrendo na Avenida Fernandes Lima, após a implantação da faixa destinada ao transporte coletivo (conhecida como faixa azul) que, segundo orientação da SMTT, em treinamento realizado com os motoristas de ônibus, deve ser compartilhada entre ônibus, táxis, bicicletas, veículos de emergência e todos automóveis que pretendam acessar os lotes lindeiros e as ruas transversais à avenida.
 
Os usuários de bicicleta têm sido ameaçados constantemente por motoristas de ônibus, principalmente aqueles que não passaram pelo treinamento realizado pela SMTT, que acreditam que há espaço suficiente para passar, na faixa com largura de 3,00 metros, um ônibus e uma bicicleta, sem descumprir o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB:



 
Os motoristas de táxi, ao serem autorizados a circular pela faixa dos ônibus, quando estão transportando ao menos um passageiro, sentem-se “donos” da faixa e buzinam freneticamente exigindo que o ciclista circule junto à sarjeta para que ele possa ultrapassá-lo a menos de 1,50 metros, descumprindo o CTB.
   

Levamos uma trena para a reunião e tentamos demonstrar a impossibilidade de passar um ônibus e uma bicicleta, juntos, numa faixa de 3,00 m de largura, distanciando o maior 1,50 m do ciclista, tendo o ônibus 2,60 m de largura. Tanto a SMTT como as empresas de ônibus fizeram pouco caso do assunto.
  
Exemplo de sinalização na cidade de Salzburgo, na Áustria

Ao que parece, a Prefeitura de Maceió está satisfeita com a aprovação que a faixa azul teve por parte dos usuários de ônibus e, com isso, não quer mexer naquilo que, segundo ela, está funcionando bem. Optou por perpetuar a visão das gestões anteriores, de continuar tratando os ciclistas como invisíveis, na base do “se vira!”, não apresentando uma solução segura para aqueles que optam por se deslocar de bicicleta, deixando que os conflitos sejam resolvidos diariamente, de forma desigual, entre usuários de bicicleta e motoristas de ônibus, com a omissão do poder público municipal, até que ocorra uma fatalidade, pior do que a agressão narrada aqui no blog, no dia 07 deste mês.

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À noite, nos encontramos em cima do viaduto Aprígio Vilela, para realizar mais uma edição da Bicicletada de Maceió. Utilizando apenas água e um pano de chão, fizemos a limpeza seletiva da parede do viaduto, retirando a sujeira depositada pelos escapamentos dos automóveis e devolvendo sua cor original.