Have an account?

sábado, 7 de junho de 2014

Ciclofaixas e ciclovias aumentam as vendas do comércio local

Cicloativistas protestam contra a possível retirada da ciclofaixa.

Por O Ciclista Capixaba

Desde que implantou ciclofaixa da Rua Jair de Andrade (em fevereiro deste ano), a Prefeitura da cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, vem sofrendo pressão dos comerciantes locais para que a via volte a ter estacionamento em ambos os lados. Tal reivindicação é sustentada na improvável hipótese de que a ciclofaixa tenha causado diminuição nas vendas.


Tiro no pé

Quem não gosta da concentração de lojas e serviços em grandes shopping centers e sente saudade das boas e velhas lojas de bairro deveria apoiar entusiasmadamente as ciclovias. Isso é o que aponta um estudo do Departamento de Transportes de Nova York, publicado em novembro de 2012.

Ou seja, ao trabalhar contra a ciclofaixa, os comerciantes de bairro contribuem para que cada vez mais pessoas passem a consumir em Shopping Centers. Isso não é um tiro no pé? Quem quer enfraquecer o próprio negócio?

Vendas aumentaram 49% depois que ciclovia foi implantada em área de Manhattan.

Vaga para bike X Vaga para carro

Um estudo realizado em uma rua de Melbourne, na Austrália, demonstrou que uma vaga ocupada por um carro gera 27 $ / hora para o comércio local, enquanto que uma vaga ocupada por apenas 6 bicicletas gera 97.20 $ / hora.

Vaga ocupada por carro = 27 $ / h
Vaga ocupada por 6 bicicletas = 97.2 $ / h

O estudo australiano demonstrou o óbvio: um carro ocupa o espaço de até 12 bicicletas (o estudo acima considerou apenas 6 bicicletas por carro). Some a isso o fato de que a maioria dos carros carrega apenas uma pessoa e é fácil entender a enorme diferença entre os números mostrados acima.


_______________________________________________