Have an account?

sexta-feira, 25 de julho de 2014

74ª Bicicletada de Maceió

  
Aconteceu, na noite de hoje (25), a 74ª edição da Bicicletada de Maceió. A Bicicletada tem crescido significativamente, nas últimas edições, com chegada de novos participantes, com a participação dos mensageiros do Ecourier e de uma turma que vem do bairro do Vergel do Lago.


Saímos por volta das 19h, do nosso tradicional ponto de encontro, em cima do viaduto Aprígio Vilela, no Farol, e seguimos pela Av. Fernandes Lima.


Com o trânsito um pouco congestionado para os carros, seguimos pela faixa dos ônibus (popularmente chamada de Faixa Azul), conforme recomendação da SMTT, do compartilhamento dessa faixa entre ônibus e bicicletas.
   
  
Apesar dos conflitos cotidianos envolvendo motoristas de ônibus e taxistas que não aceitam a presença de bicicletas na Faixa Azul, talvez por não terem passado pelo treinamento realizado por André Pasqualini, o motorista do ônibus 5409, da empresa Cidade de Maceió, foi bastante gentil conosco. Manteve uma distância segura, não buzinou e ainda fez um “legalzinho” quando paramos no semáforo à sua frente.


Da Fernandes Lima, seguimos para a rua Camaragibe, passando pelo bairro do Ouro Preto e chegando à Av. Menino Marcelo. Fizemos uma breve parada no posto de gasolina da entrada do Conj. José Tenório...


... retornamos pelo Murilópolis e novamente pela Av. Fernandes Lima, até chegar ao ponto de saída, em cima do viaduto Aprígio Vilela, no Farol.


Infelizmente, no retorno pela Fernandes Lima, não tivemos a mesma tranquilidade da ida. Com o trânsito bastante livre, por volta das 20h30, diversos ônibus passaram bem próximos de nós em altíssima velocidade (descumprindo o art. 220, XIII, do Código de Trânsito Brasileiro). Outros, assim que nos passavam buzinando, jogavam o ônibus bruscamente para a Faixa Azul, quase batendo a traseira da carroceria nas bicicletas, talvez tentando nos dizer algo (que não deveríamos estar ali), à sua maneira de se expressar: com buzinas e fechadas. Lamentável ver toda essa violência depois da cordialidade do motorista do ônibus 5409, da empresa Cidade de Maceió.