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sexta-feira, 26 de setembro de 2014

76ª Bicicletada de Maceió


A 76ª edição da Bicicletada de Maceió aconteceu em três momentos do dia. Às 6h30 da manhã, nos encontramos em cima da passarela do Cepa e afixamos faixas mostrando os prejuízos que o automóvel traz para a cidade e os benefícios que o transporte coletivo e a bicicleta podem trazer, quando são estimulados pelo poder público.


Enquanto expúnhamos as faixas, conversávamos com as pessoas que passavam por cima da passarela, principalmente aqueles que estavam com bicicleta, convidando-os a participar da Bicicletada. Permanecemos ali até as 8h da manhã e então retiramos as faixas.


Às 16h30, retornamos à passarela para afixar novamente as faixas, para que fossem vistas pelas pessoas que retornavam do trabalho, no sentido centro-periferia. Permanecemos ali até as 18h30, quando seguimos em direção ao viaduto Aprígio Vilela, tradicional ponto de encontro da Bicicletada, onde outra parte do grupo, que não pudera ir mais cedo à passarela, se concentrava.


Ficamos surpresos com a quantidade de pessoas que nos aguardavam no viaduto. Além das bicicletas, compareceram cinco participantes do grupo Maceió Patins Clube. De lá, seguimos um percurso de cerca de 10 km que foi traçado pela turma do Maceió Patins Clube.
      

Passamos novamente pela passarela do Cepa, para retirar as faixas que tínhamos afixado. Fizemos o restante do percurso, descendo a Av. Fernandes Lima e ladeira Geraldo Melo, passando pela Praia da Avenida, pelo calçadão do Centro, subindo a ladeira do Brito e retornando novamente ao viaduto Aprígio Vilela, ponto inicial e final de toda Bicicletada.


Tem sido bastante gratificante ver o engajamento das pessoas na Bicicletada, que cresce não apenas em quantidade, mas em qualidade, com cada um dando sua contribuição para o engrandecimento do movimento, que busca uma cidade melhor para todos. Uma cidade mais humana, menos motorizada, onde haja mais encontros e mais vida nos espaços públicos.


Moacir Pedrosa, veterano participante da Bicicletada de Maceió, expôs sua emoção em ver o crescimento do grupo neste breve comentário do vídeo abaixo:


Esperamos poder contar com mais e mais participantes nas próximas edições, para que possamos ter uma verdadeira Massa Crítica na cidade, capaz de poder cobrar do poder público uma cidade mais humana, menos para os carros e mais para as pessoas.


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DIA MUNDIAL SEM CARRO DE 2014

Conforme comentamos na última postagem, a Prefeitura de Maceió decidiu antecipar a comemoração do Dia Mundial Sem Carro – DMSC da segunda-feira (22/09) para o domingo (21/09), passando a equivocada ideia da bicicleta apenas como um objeto de lazer, tentando ignorar sua importância e sua bastante utilizada função como meio de transporte.
      
  
O passeio organizado pela Prefeitura de Maceió, no domingo (21), segundo a própria Prefeitura, reuniu mais de mil pessoas. Até então, não tínhamos conhecimento do que a Prefeitura planejava para a segunda-feira (22).
  

Na segunda-feira, ficamos sabendo pelo grupo da Bicicletada no aplicativo de celular Whatsapp, por volta das 11h da manhã, que a Prefeitura realizava uma intervenção em comemoração ao DMSC, chamada de Vaga Viva e que, à noite, haveria uma palestra na Faculdade Maurício de Nassau. Em busca na internet, encontramos uma publicação no site da Prefeitura de Maceió, das 11h08 da manhã do sábado (20), que informava sobre a intervenção da segunda-feira.
  

Tomamos conhecimento do que foi realizado, em Aracaju, durante o DMSC. A Prefeitura de lá criou, com o auxílio de cones, uma ciclofaixa temporária para incentivar que os cidadãos utilizassem a bicicleta, no trecho de 1,6 km entre o Hospital de Urgências de Sergipe e a Av. Maranhão, como experiência. Seria interessante se Maceió tivesse seguido o exemplo de Aracaju e fizesse o contrário: em vez de um passeio ciclístico no domingo e uma Vaga Viva na segunda-feira (quando as pessoas estão trabalhando), uma Vaga Viva no domingo (com um local mais bem pensado, onde realmente trouxesse impacto para os automóveis) e uma ciclofaixa na Av. Fernandes Lima, na segunda-feira. Como o fluxo é mais intenso no sentido periferia-centro, no rush da manhã e, centro-periferia, no rush da noite, poder-se-ia utilizar uma das faixas do sentido oposto da avenida para implantar a experiência da ciclofaixa no DMSC.
    
Na tarde da segunda-feira (22), Daniel Moura, participante da Bicicletada de Maceió, foi convidado para participar do programa Gazeta Comunidade, na Rádio Gazeta AM, para falar sobre o Dia Mundial Sem Carro. Ouça aqui o podcast da entrevista.
 
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Ironicamente, assim como aconteceu em 2012, quando o Governo do Estado inaugurou a duplicação da rodovia AL-101 Sul em pleno DMSC, foi publicada no site TNH1* a matéria da imagem acima, que mostra que a Prefeitura ainda acredita que a solução para a Mobilidade Urbana está no oferecimento de mais espaço para o automóvel, com a construção de novas avenidas.
       
* Segundo o jornalista Odilon Rios e os sites Cada Minuto e Extra, o atual prefeito de Maceió é acionista do Pajuçara Sistema de Comunicação, responsável pelo site TNH, que veiculou a matéria acima.
    
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Veja também:

- Bicicletada de Natal/RN, hoje à noite.
     
- Revista Veja, de 24/09/2014, sobre as ciclovias/ciclofaixas de São Paulo (01 - 02)
  
- Maceió: Apenas 11 km de ciclovias em 4 anos