Have an account?

terça-feira, 30 de setembro de 2014

10ª reunião da perda de tempo


Estava marcada para as 13h de hoje (30), no auditório da SMTT, a 10ª reunião do Conselho Municipal de Transporte. Chegamos por volta das 13h20 e apenas o vereador Silvânio Barbosa (representante da Câmara Municipal de Maceió no Conselho) se encontrava no auditório. Ele disse que chegara às 13h e que mais ninguém havia chegado.

Em seguida, chegaram os conselheiros Luiz Antônio Jardim (CDL), Roberto Barreiros (SMTT) e Jorge Bezerra (SMTT). Por falta de quórum, às 13h45, Roberto Barreiros e Jorge Bezerra iniciaram e encerraram a reunião.

A Bicicletada não tem cadeira no Conselho. Reivindicamos uma vaga na primeira reunião, realizada em 28/05/2013, mas nos foi negada pelo fato do movimento não ter CNPJ. Mesmo assim, sempre consideramos as reuniões um espaço importante para discussão de temas relevantes que envolvem a Mobilidade Urbana em Maceió.

Ao final de cada reunião, depois da discussão de uma pauta vazia de conteúdo, pedíamos a palavra e tentávamos levantar a discussão de temas que considerávamos relevantes, como: a Tarifa Zero, as Jornadas de Junho, a licitação do transporte coletivo de Maceió, a ausência de infraestrutura destinada à bicicleta na cidade, o perigoso compartilhamento da Faixa Azul entre ônibus e bicicletas, dentre outros.
 
Contudo, a falta de interesse da SMTT em aprofundar essas discussões e dos demais conselheiros, que já se ausentavam da reunião antes mesmo de ser oficialmente encerrada, assim que iniciávamos as discussões, têm nos desmotivado a participar de tais reuniões, que representam uma verdadeira perda de tempo. Ao que parece, todos os problemas estruturais de Mobilidade Urbana em Maceió já foram resolvidos e não há nada mais importante a se discutir nessas reuniões do que um reajuste na tarifa do táxi ou a implantação de novos terminais de recarga dos cartões utilizados no transporte coletivo, por exemplo.
 
A ausência de quórum na reunião de hoje demonstra o descompromisso que os conselheiros (que têm obrigação de comparecer) têm com essas reuniões, diferente de nós, que só não comparecemos a duas das dez reuniões realizadas (mesmo sem termos qualquer obrigação de comparecer).

Para a reunião de hoje, estava marcada a apresentação da empresa que está implantando o rastreamento por GPS dos ônibus de Maceió. Pretendíamos indagar a SMTT sobre quatro assuntos que consideramos extremamente relevantes para a Mobilidade Urbana em Maceió:

1) Andamento da pesquisa origem-destino, apresentada na 9ª reunião;
2) Andamento do Plano de Mobilidade, que tem prazo até 03/01/2015 para ser concluído;
3) Andamento da licitação do transporte coletivo de Maceió;
4) Implantação de ciclofaixa na rua Dep. José Lages, conforme reunião que tivemos em 16/05/2014;

Também pretendíamos apresentar aos membros do Conselho os resultados do 4º Desafio Intermodal de Maceió. Chegamos a indagar o representante da SMTT sobre os quatro pontos listados acima:
 
1) Sobre a pesquisa origem-destino, disse estar sendo realizada pelo Governo do Estado e, portanto, não saberia informar;
2) Sobre o Plano de Mobilidade, disse não ser responsabilidade da SMTT, mas da Secretaria Municipal de Planejamento e, portanto, não saberia informar;
3) Sobre a licitação, disse estar aguardando a conclusão da pesquisa-origem destino;
4) Sobre a ciclofaixa na rua Deputado José Lages, disse estar aguardando orçamento para sua realização.

Diante da falta de seriedade por parte da SMTT e tamanho descompromisso dos conselheiros com as reuniões, Daniel Moura, participante da Bicicletada de Maceió, que vinha acompanhando e relatando o que era discutido nas reuniões, se negou a comparecer às próximas. Caso alguém se habilite a comparecer e relatar o que for debatido nas reuniões, o espaço do blog está aberto. Caso contrário, vamos poupar os leitores do blog de tanta mediocridade e, Daniel Moura, de tanta perda de tempo.
  
_________________________________________
  
Leia também:

- 1ª reunião do Conselho Municipal de Transportes - 28/05/2013

- 2ª reunião do Conselho Municipal de Transportes - 21/06/2013

- 3ª reunião do Conselho Municipal de Transportes -  30/07/2013

- 4ª reunião do Conselho Municipal de Transportes - 30/08/2013

- 5ª reunião do Conselho Municipal de Transportes - 26/09/2013

- 6ª reunião do Conselho Municipal de Transportes - 29/10/2013

- 7ª reunião do Conselho Municipal de Transportes - 29/11/2013